Eucaristia e benção das famílias

Eucaristia e benção das famílias

Estamos em plena celebração do ano da Família Amoris Laetitia, inaugurado a 19 de março de 2021 por ocasião do quinto aniversário da publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia” sobre a beleza e a alegria do amor familiar, e sendo encerrado a 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias.

A Diocese dá início ao ano pastoral; as famílias iniciam o ano lectivo, um calendário anual que poderia ser chamado de ano familiar: tempo de (tantas) mudanças e desafios, de ajuste de rotinas, de novidade, ansiedade, e de coragem para, em família, encontrar a melhor forma de (re)estabelecer uma realidade que beneficie o crescimento saudável e o bem-estar de cada membro da família ao longo do próximo ano.

A Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas. Assim, «em virtude do sacramento do matrimónio, cada família torna-se, para todos os efeitos, um bem para a Igreja. Nesta perspectiva, será certamente um dom precioso, para o momento actual da Igreja, considerar também a reciprocidade entre família e Igreja: a Igreja é um bem para a família, a família é um bem para a Igreja. A salvaguarda deste dom sacramental do Senhor compete não só à família individual, mas a toda a comunidade cristã».

Por esta razão, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar propõe a todas as famílias da Diocese, e todas as outras que se queiram associar a nós, que iniciemos este ano familiar reunindo-nos à mesa de Senhor, pedindo que abençoe e proteja cada família ao longo deste ano, para que possamos assumir e testemunhar plenamente a proposta amorosa da Sagrada Família de Nazaré.

Convidamos todas as famílias a estarem presentes ou a acompanharem a transmissão online (streaming na página de Facebook do SDPF – @pastoralfamiliar.pt) da Eucaristia das Famílias, que será celebrada no próximo dia 2 de Outubro, às 18h00, na Igreja de São Pedro, em Torres Novas, sendo presidida presidida por D. José Traquina.

Secretariado Diocesano da Pastoral Famíliar

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *